top of page

Biografia de Mulheres Cientistas

Atualizado: 12 de mai. de 2021




Vídeos:


Gertrude Elion e Jane Cooke Wright

Gertrude Belle Elion nasceu em 23/01/1918, em Nova York, EUA. Em 1988, ela e Elion dividiram o Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia com George Herbert Hitchigns e James White Black pela descoberta de novos princípios de quimioterapia, incluindo o dos betabloqueadores. Elion recebeu diversos prêmios por seu trabalho, por exemplo, a Medalha Nacional de Ciência em 1991, também neste ano, Elion tornou-se a primeira mulher no Hall da Fama dos Inventores Nacionais.

Jane Cooke Wright nasceu em 30 de novembro de 1919 em Nova York, EUA. Ela revolucionou o tratamento de câncer com a quimioterapia e teve grande sucesso nos tratamentos para o câncer de mama e de pele. Wright tornou-se professora de cirurgia e chefe do departamento de quimioterapia do câncer do New York Medical College. Essas conquistas fizeram dela a mulher negra mais reconhecida, nacionalmente, em uma instituição médica. Vídeo produzido por Karen, Beatriz e Nathália.










Cecília Payne-Gaposchin

Cecilia Helena Payne nasceu em 10 de maio de 1900, em Wendover, Inglaterra.Ela foi a primeira pessoa a conseguir o título de doutora em astronomia pela Radicliffe College, atualmente, Universidade de Harvard. Sua tese "Stellar Atmospheres", A Contribution to the Observational Study of High Temperature in the Reversing Layers of Stars", em português, “Atmosferas estelares, uma contribuição para o estudo observacional de alta temperatura nas camadas reversas das estrelas”. Vídeo realizado pela Sarana.


Elizabeth Blackwell

Elizabeth Blackwell nasceu em 03 de fevereiro de 1821, em Bristol, na Inglaterra. Ela foi a primeira mulher a se formar e exercer a medicina nos Estados Unidos8. Foi a pioneira em promover a entrada de mais mulheres na medicina nos Estados Unidos. Além disto, foi uma reformista e abolicionista. Vídeo produzido por Andreza e Wallison.




Ada Lovelace

Augusta Ada Byron King, a condessa de Lovelace nasceu em 10 de dezembro de 1815.Foi matemática, programadora, poetisa, cientista da computação. É reconhecida na história, por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina e uma das poucas mulheres a destacar-se na história da ciência da computação. Video produzido pelo Brunno.


Slides:


Jane Goodall

Valerie Jane Morris-Goodall nasceu em 03 de abril de 1934, em Londres, Inglaterra. É primatologista, etóloga e antropóloga e considerada a maior estudiosa em chimpanzés do mundo.Em 1965, ela terminou sua tese, Behaviour of free-living chimpanzees, detalhando seus cinco anos de trabalho de estudo na reserva de Gombe. Slides produzidos pela Vitória.




Hipácia

Hipátia nasceu na cidade de Alexandria, no Egito, por volta do ano 350/370 d. C. Foi filósofa (neoplatônica), matemática e astrônoma e a primeira mulher documentada pela história como matemática.Com 30 (trinta) anos, tornou-se diretora da Academia de Alexandria.Tornou-se alvo de boatos e foi acusada de bruxaria, pois tinha conhecimentos que para a sociedade da época, uma mulher não os poderia ter. No ano de 415 foi atacada e morta por um grupo de cristãos. Slides elaborados por Brenda.




Margaret Hamilton

Margaret Heafield nasceu em 17 de agosto de 1936, em Indiana, Estados Unidos.Entre 1961 a 1972 a NASA realizou um conjunto de missões espaciais. Hamilton se juntou ao Laboratório Charles Stark Draper, no MIT, tornando-se diretora e supervisora de programação de software para os projetos Apollo e Skylap, da agência espacial dos EUA. A equipe de Hamilton ficou responsável pela criação e manutenção do software de orientação de bordo da Apollo. Hamilton, então, tornou-se Diretora de Desenvolvimento de Software da Apollo e seu principal foco era identificar e corrigir erros do sistema. Hamilton saiu do MIT para trabalhar em uma iniciativa privada. Slides produzidos por Izabela.




Nise da Silveira

Nise Magalhães da Silveira nasceu no dia 15 de fevereiro de 1905, em Maceió. Foi médica e psiquiatra brasileira e humanizou o tratamento psiquiátrico no Brasil. Seu trabalho pioneiro sobre o tratamento da doença mental através da arte-terapia reconhecido internacionalmente. Foi a pioneira a utilizar a “Terapia Ocupacional e idealizadora” da Seção de Terapêutica Ocupacional e Reabilitação (STOR) junto com o médico Fábio Sodré e fundou “A Casa das Palmeiras”, um centro de reabilitação para os pacientes que saíssem do hospital psiquiátrico. Slides elaborados por Ariel.


Katarine Globen Johnson

Katherine Coleman Goble Johnson nasceu em 1918, em White Sulphur Springs, condado de Greenbrier, Estados Unidos. A sua história foi apresentada no filme “Hidden Figures” que apresentou também as histórias de Dorothy Vaughan (20/09/1910 – 10/112008) e de Mary Jackson (09/04/1921 – 11/02/2005) todas, trabalharam como “mulheres computadores”, matemáticas, na NASA. Slides elaborados pela Débora.


Rosalind Franklin

Rosalind Elsie Franklin nasceu a 25 de julho de 1920, em Londres. Foi cientista, biofísica e pioneira no estudo de biologia molecular, empregando a técnica da difração dos raios-X, concluiu que o DNA tinha forma helicoidal. Suas descobertas sobre cristalografia foram fundamentais para que o bioquímico norte-americano James Dewey Watson e os britânicos Maurice Wilkins e Francis Crick, em 1953, confirmarem a dupla estrutura helicoidal da molécula do DNA. Crick e Watson publicaram um artigo na revista „Nature‟ e ocultaram a contribuição de Franklin e a participação de Wilkins na descoberta. Slides elaborados por Giovanna.


Donna Strickland

Donna Theo Strickland nasceu em Guelph em 1959, na província de Ontário, Canadá. Atualmente, na Universidade de Waterloo, é professora associada e pesquisadora. Ela tem estudado a utilização de lasers de alta potência na lente do cristalino do olho humano como uma forma de dura da presbiopia. Em 2018, Strickland recebeu o Prêmio Nobel de Física, juntamente com o cientista francês Gérard Mourou e o físico norte-americano Arthur Askin. Slides produzidos por Aline.


Irène Joliot-Curie

Irène Joliot-Curie nasceu em 12 de setembro de 1897, em Paris, França. Seus pais eram cientistas: sua mãe era a renomanda cientista Marie Curie e seu pai o cientista Pierre Curie.Em 1914, eclode a Primeira Guerra Mundial, e ela deixou a Sorbonne para trabalhar como enfermeira radiológica, ajudando sua mãe a salvar a vida de muitos feridos de guerra. Irène casou-se com Frédéric e por suas pesquisas foram foram laureados com o Prêmio Nobel de Química em 1935. O casal Joliot-Curie identificaram diversos produtos da fissão nuclear e envolveram-se no debate sobre o impacto social do uso da radioatividade. Slides produzidos pelo Eugênio.


Katie Bouman

Katherine Louise Bouman nasceu em 09 de maio de 1989, em West Lafayette, Estados Unidos. Em 2019, Bouman chefiou a equipe responsável pela verificação de imagens e seleção de parâmetros de imagem para o Event Horizon. Ela teorizou que buracos negros deixam uma sombra de gás quente. Assim, ao usar o algoritmo foi possível captar a imagem do buraco negro supermassivo dentro do núcleo da galáxia Messier 87.



Mae Jemison


Mae Carol Jemison nasceu em 17 de outubro de 1956, no Alabama (EUA). Ela desde muito jovem, queria estudar ciência e ir ao espaço. Em 1983, Jemison ingressou no Peace Corps servindo como oficial médico por dois anos na África como responsável pela saúde dos voluntários da organização na Libéria e Serra Leoa. Em 1987, Jemison inscreveu-se, novamente, no programa de astronautas da NASA, tendo sido selecionada entre aproximadamente 2000 inscrições. Ela foi selecionada para o Astronauta Grupo 12 da NASA, que foi o primeiro grupo escolhido após a explosão do Challenger. Em 12 de setembro de 1992, Jemison e seis outros astronautas foram ao espaço no ônibus espacial Endeavour. Essa viagem fez de Jemison a primeira mulher afro-americana no espaço.




151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page