Participantes do projeto de extensão

A extensão é considerada como a atividade acadêmica que articula o Ensino e a Pesquisa e viabiliza a relação entre universidade e sociedade. O projeto de extensão “O Ensino de Ciências e o Desafio da Aproximação Universidade-Escola” foi criado em 2006 na Faculdade UnB de Planaltina (FUP) com o objetivo de promover o interesse dos estudantes da educação básica pela Ciência. Nossas atividades são desenvolvidas em parceria entre os graduandos, os professores do curso de graduação em Ciências Naturais da FUP e professores e alunos da educação básica.

Desde sua criação, 99 graduandos já auxiliaram nas realizações de diversas ações que incluíram, além das atividades nas escolas, visitas monitoradas à FUP, cursos de extensão, participação nas Semanas Universitárias, atividades em celebrações do aniversário da FUP e de Planaltina, bem como já foram desenvolvidos três trabalhos de conclusão de curso, duas dissertações de Mestrado e quatro artigos publicados em periódicos.

As primeiras atividades desenvolvidas pelo projeto visavam a realização de experimentos de Ciências a partir da demanda dos professores das escolas. Esta proposta inicial ocorreu no sentido de promover iniciativas que auxiliassem na superação das dificuldades para o ensino e aprendizagem das Ciências. Dificuldades essas que acontecem, frequentemente, por conta de um ensino que privilegia fórmulas, cálculos e a memorização de conceitos muito abstratos.

Nesta perspectiva, os alunos e professores da educação básica visitavam a FUP para a realização de experimentos que dialogassem com o seu cotidiano e os aproximassem das Ciências.




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo